terça-feira, 2 de abril de 2013

Câncer de Pele

O câncer de pele é o crescimento desordenado de células na pele, que pode ser causado por vários fatores como longos períodos de exposição aos raios ultravioleta intensos do sol ou de cabines de bronzeamento artificial. Eles podem ser de vários tipos. Os mais comuns são os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide) com incidência mais alta, porém menor gravidade, e os melanomas que, apesar de menos frequentes, são mais graves por causa do risco de metástases aumentado.
A lesão maligna de pele geralmente é rósea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo. Também pode ter o aspecto de ferida que não cicatriza, ou de pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou apresentam alterações de cor, consistência e tamanho.

O diagnóstico leva em conta o aspecto clínico da lesão, sua coloração e forma e o resultado da biópsia dos tecidos da própria lesão e dos que estão ao seu redor.O diagnóstico precoce é muito importante, já que a maioria dos casos detectados no início apresenta bons índices de cura.
O tratamento inicial consiste na retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor. Quimioterapia ou radioterapia são recursos terapêuticos utilizados nos casos mais graves.
O tipo de tumor é menos importante do que seu tamanho no momento do diagnóstico para determinar o tratamento e o prognóstico.



                           

                                      
                                                 Por: Victória Pereira Lobo

Um comentário:

  1. Oi Victória, Legal esse e o outro tópico abordado por vc. Bjs Ana Claudia

    ResponderExcluir