quarta-feira, 10 de abril de 2013

Frieira



 
FRIEIRA    
   
 
      

*O que é?                                    
Frieira   ou   pé-de-atleta , é  um tipo de micose , cientificamente  chamada  de Dermatofitose; é a mais comum infecção de pele por fungos .Caracteriza-se pelo  aparecimento de bolhas e rachaduras especialmente na pele entre  os dedos dos  pés, e  muita  coceira  e ardor na região afetada.

Frieira  é  mais  prevalente  em homens  do que em mulheres e mais comum em climas quentes e  úmidos  do que  nos frios.

*Quais as causas?
O  surgimento da frieira é causado por atrito, umidade nos pés, excessivo suor e falta de asseio. Geralmente, a contaminação o ocorre em  lugares públicos  que tenham  pisos úmidos - piscinas, vestiários, saunas - e pelo uso comum de toalhas e roupas de pessoas já infectadas.
O fungo Tricophyton , o causador da frieira  ,pode  estar  na terra, nos  animais e  no corpo  de outras pessoas. Ele  pode atacar a pele de várias partes do corpo provocando manchas vermelhas e arredondadas e com descamação que coçam. A frieira pode aparecer no couro cabeludo, nas unhas e na virilha.

                                                       

                                                

Os sintomas dessa infecção são: irritação no espaço entre os dedos, que se torna avermelhado e dolorido, rachaduras na pele e, eventualmente, pequenas bolhas que provocam muita coceira.


*Quais os sintomas?
Os sintomas dessa infecção são: irritação no espaço entre os dedos, que se torna avermelhado e dolorido, rachaduras na pele e, eventualmente, pequenas bolhas que provocam muita coceira.

Se aparecem no couro cabeludo, podem provocar queda de cabelo e manchas que descamam.

                    
        
                    
Nas unhas ,as tornam  grossas, quebradiças e descoloradas.

Na virilha, é conhecida como “coceira de jóquei”, provocando coceira e inchaço. Nos casos mais sérios, as fissuras que aparecem podem minar um líquido e a pele torna-se mais fina e dolorida no local.

                                          

                              

 *Como diagnosticar?  
A frieira pode ser diagnosticada pelo simples olhar do dermatologista, ou por você mesmo  diante  da  listagem dos  principais  sintomas  da  frieira. Luzes  ultravioleta  podem  diagnosticar  fungos  e  testes   laboratoriais também  fornecem  o  diagnóstico.

ATENÇÃO: Se  não observada cedo, a lesão  pode evoluir, inflamar e,  consequentemente, provocar  a  entrada de bactérias através do corte (infecção secundária).


*Qual o Tratamento?
O tratamento da frieira é geralmente feito com pomadas anti-fungos no local, mas também pode ser via oral, através de remédios que contenham griseofulvina, terbinafina ou cetoconazol, com a autorização  de um médico.
Observação: Não é recomendado aplicar  talcos ou cremes antifúngicos por conta própria. Alguns desses produtos não surtem o efeito que prometem. 


  
*Como prevenir?    
Grande parte dos casos de frieiras  podem ser evitados com algumas medidas básicas de higiene:

* Enxugue bem os pés, especialmente entre os dedos, depois de lavá-los. Use, se necessário, um secador de cabelo ou outra toalha limpa e seca. Em certos casos, colocar algodão entre os dedos dos pés ajuda a mantê-los secos. Esse algodão deve ser trocado com frequência.

* Evite usar tênis muito fechados e com pouca ventilação que aumentam a sudorese nos pés.

* Troque as meias frequentemente, deixando os pés tomarem um pouco de ar durante a troca.

* Calce chinelos quando for utilizar banheiros e vestiários de clubes ou escolas para não se  reinfectar  nem passar a infecção para outras pessoas.

                               

                          
                                            Por: Ana Beatriz de Aquino Fraga





 
  















Um comentário:

  1. Que Show Bia. Amei. Ficou muito bom.È tão bom quando conseguimos passar o conteúdo de forma tão boa né? bjs Ana Claudia

    ResponderExcluir